Sorologia p/ Mononucleose

Informações

Sorologia p/ Mononucleose

– Preparo do Paciente

Jejum recomendado, mas não obrigatório.

Orientações gerais

Não, mas convém tomá-la com moderação.

O primeiro jato pode trazer junto células, secreções e até mesmo germes presentes na uretra. Daí a necessidade de desprezá-lo e de coletar o jato médio, que representa melhor a urina presente na bexiga.

Não. A suspensão de medicamentos somente pode ser autorizada pelo médico do paciente na monitorização de drogas terapêuticas é importante o laboratório registrar esta informação.

Não, a coleta das fezes pode ser feita sem jejum e em qualquer horário do dia. Isso vale para todos os exames de fezes. O ideal é coletar o material em casa, em um frasco adequado, fornecido pelo laboratório, que contém inclusive instruções para a coleta do material.

Não. O fumo pode elevar a concentração dos ácidos graxos, da adrenalina, do glicerol livre, da aldosterona, do cortisol, entre outros.

O efeito da atividade física sobre alguns componentes sanguíneos, em geral, é transitório e decorre da mobilização da água e outras substâncias entre os diferentes compartimentos corporais, das variações nas necessidades energéticas do metabolismo e da eventual modificação fisiológica que a própria atividade física condiciona. Esta é a razão pela qual se prefere a coleta de amostras com o paciente em condições basais (sem ter realizado atividade física), mas facilmente reprodutíveis e padronizáveis. O esforço físico pode causar aumento da atividade sérica de algumas enzimas.

Nem todos. O hemograma simples, por exemplo, dispensa o jejum. Já a glicemia e triglicérides exigem que você fique algumas horas sem comer. O tempo de jejum varia de acordo com o exame (consultar).

 

A urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, desde que o paciente fique pelo menos duas horas sem urinar antes da coleta.

Agendamento online