A presença dos anticorpos neutralizantes (NAbs) contra o SARS-CoV-2 são conhecidos atualmente como bons correlatos da proteção na COVID-19 e têm sido pesquisados com frequência. A compreensão do tempo de produção desses anticorpos e da duração deles diante da infecção natural e, preferencialmente, pela vacinação, permitirá um acompanhamento mais acertivo da imunidade induzida na população . As pesquisas apontam que muitos pacientes com a COVID-19 desenvolveram respostas com NAbs na segunda semana da doença e permaneceram com níveis detectáveis até 209 dias do início dos sintomas . Todavia, a proporção de pacientes que desenvolvem essa resposta varia muito e há uma relação com a presença dos sintomas e gravidade da doença . A maior quantidade de NAbs é observada nos pacientes com quadros mais graves.
O teste de anticorpos Neutralizantes identifica a reposta imunológica do organismo ao vírus, uma vez que, este exame permite mensurar a quantidade de anticorpos que nosso corpo está produzindo.
Quando fazer ? Após 21 dias da segunda dose da vacina.
Referências:
1 – Tan C W et al, A SARS-CoV-2 surrogate virus neutralization test based on antibody-mediated blockage of ACE2–spike protein–protein interaction, NATuRE BIoTECHNoLogY | VOL 38 | SEPTEMBER 2020 | 1073–1078, https://doi.org/10.1038/s41587-020-0631-z
2 – SANTOS, Laura. Anticorpos neutralizantes na COVID-19: o presente do sistema imune para você. SBI,2021. Disponível em: https://sbi.org.br/sblogi/anticorpos-neutralizantes-na-covid-19-o-presente-do-sistema-imune-para-voce/. Acesso em: 26 Julho. 2021.